A Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública – USP

A Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, criada em 1918, é considerada a mais completa do Brasil nas áreas de saúde pública e nutrição. Sua estrutura administrativa está classificada como Divisão na Universidade pelo seu porte e serviços oferecidos. Ocupa 1.850m2 de um edifício com quatro pavimentos, especialmente projetado para as novas tecnologias da informação para ensino e pesquisa. Sua coleção impressa de aproximadamente 389 mil exemplares abriga quase 2.500 títulos de periódicos e 59 mil monografias (livros, teses e outros documentos) se complementa com a coleção digital. Dispõe de 28 computadores ligados à rede USP, permitindo acesso à informação acadêmica e científica aos seus usuários.

O prédio é atendido por rede sem fio (wireless), com internet sem restrição à comunidade USP. O usuário remoto pode usar a versão virtual da biblioteca, consultando seus catálogos e demais fontes de informação, além dos serviços on-line.

Oferece 216 lugares para leitura, incluindo quatro salas para estudo em grupo e ambientes para treinamento, obras raras e clássicas, oficina de digitalização, teses e memória bibliográfica da Faculdade. Conta com equipe qualificada, composta por 2 bibliotecários e 10 técnicos e auxiliares.

Integra a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP (ABCD), que provê a aquisição e preservação dos acervos impressos e eletrônicos, assinaturas de bases de dados nacionais e internacionais, com acesso a revistas em diversas áreas do conhecimento e e-books. Por meio da Agência, integra consórcios como o Cruesp (USP, Unesp e Unicamp), convênios com a Capes e com Portal de Livros e Revistas da USP. O estudante e pesquisador podem usar todas as bibliotecas da universidade: serviço de empréstimo unificado, aplicativo móvel, acervos e salas de estudo.

A biblioteca colabora com as edições da Revista de Saúde Pública e Saúde e Sociedade, editadas pela FSP, com a Editora Eletrônica de Livros da FSP, e com a base de dados Lilacs e o Portal de Teses e Dissertações em Saúde Pública, integrantes da Biblioteca Virtual em Saúde.

Oferece cursos pelo Programa Educativo, relacionados com a competência em informação quanto ao aprendizado de softwares e ferramentas para a busca em bases de dados.

Gerencia o e-Coleções, coleção digital institucional, tornando acessível a produção do corpo docente da faculdade, material didático, áudios e demais publicações relevantes para a memória da área de saúde pública brasileira.

A equipe da biblioteca participa da gestão da FSP em reuniões de colegiados, comissões e grupos de trabalho. O objetivo é colaborar com a articulação do ensino, pesquisa e extensão, promovendo o acesso à informação e a aprendizagem ativa.

Última atualização: fevereiro/2024