Nota Explicativa

 

Este Guia tem como objetivo orientar os alunos da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP) na elaboração de suas dissertações e teses, fornecendo-lhes instruções sobre como apresentá-las nos seus variados aspectos de forma, abordando os principais tipos de estudos desenvolvidos.

Teses e dissertações são importantes fontes de informação especializada que requerem boa elaboração e normalização para serem aceitas no meio acadêmico.

A Biblioteca da FSP/USP tem tradição e experiência em orientar na elaboração de teses, sobretudo quanto à normalização documentária. Isso decorre da convivência diária com estudantes e docentes, que demandam também a produção de publicações de guias e manuais. Em 1998, publicou o "Guia de Apresentação de Teses", com a inserção de normas que atendem aos diferentes tipos de trabalhos científicos no campo da saúde pública. Em 2006, o Guia passou por uma revisão atualizada considerada sua 2ª. edição. Agora em 2014, apresentamos a atualização dessa 2ª. edição com algumas alterações incorporadas para melhor acompanhar as necessidades de informação dos estudantes.

A mudança mais significativa nesta edição refere-se à apresentação da tese, incluindo os artigos científicos originados por ou para ela. Uma alteração na forma foi quanto aos exemplos das referências, que estão no capítulo 8, apresentados ao longo do texto e, não mais, no final como anexo.

Foi mantida a possibilidade de opção entre duas normas para referências bibliográficas: as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT*, ou das do Grupo de Vancouver**, adotadas desde 1998. Isto possibilita ao autor a escolha da mais adequada à tendência da área do conhecimento que norteia sua temática em saúde pública e facilita o preparo de trabalhos para publicação posterior à defesa.

Considerando a forte pressão para se publicar os achados de pesquisa resultantes da pós-graduação, foram acrescentadas informações sobre a divulgação da tese, seja na forma de artigos ou livros, seja no seu formato eletrônico. Acredita-se que com isso o pós-graduando e seu orientador sejam estimulados a publicar os resultados de suas teses e dissertações.

Os exemplos utilizados continuam sendo os obtidos no acervo da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e da Biblioteca Virtual em Saúde Pública, com a finalidade de melhor ilustrar a redação científica da área de saúde pública.

O presente Guia está estruturado com os seguintes capítulos que apresentam:

    1. Conceituação de teses e dissertações e, em linhas gerais, as etapas para sua construção.
    2. Modalidades de estudos e padrões de estrutura de texto para os trabalhos científicos.
    3. Os sistemas alternativos de citações, oferecendo ao autor a opção de escolha do sistema de citação que melhor atenda às tendências da temática do trabalho desenvolvido: autor e ano; autor, número e ano.
    4. Recomendações para apresentação de tabelas, quadros e figuras.
    5. Tipo de resumo e uso de descritores e palavras-chave.
    6. Preparo e organização de teses nos formatos impresso e eletrônico.
    7. Orientação sobre como divulgar a tese no formato de artigo de periódico, livro e nos portais corporativos e bibliotecas virtuais.
    8. Normas para elaboração de referências bibliográficas, Vancouver e ABNT, com exemplos de aplicação dessas normas.
    9. Relação das fontes consultadas que serviram de apoio à construção deste Guia.

Além desses itens, o Guia é finalizado com um índice remissivo para facilitar a consulta ao seu conteúdo.

 

Maria do Carmo Avamilano Alvarez
Chefe Técnica da Biblioteca/CIR

 

 

____________________

* Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR-6023 de 2000. Norma utilizada no Brasil, principalmente, nas áreas de ciências sociais e humanidades.
** International Committee of Medical Journal Editors, 2005. Conhecida como "Normas do Grupo Vancouver", grupo criado em 1978 que elaborou o primeiro documento sobre requisitos uniformes para manuscritos apresentados a revistas biomédicas, adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área.

 

Capítulo anteriorTopoPróximo capítulo


© Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo