Lançamento do e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola” – PEDUCA 2022

 

Em homenagem ao Dia do Nutricionista, 31 de agosto, as coordenadoras do Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde, Profa. Nágila Raquel Teixeira Damasceno, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), e Profa. Ana Paula de Queiroz Mello, do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, lançam, oficialmente, a 1a edição do e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola” com os melhores trabalhos apresentados como requisito parcial para a obtenção do certificado de conclusão do “Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde – PEDUCA”.

O PEDUCA objetiva oferecer formação a todos os profissionais vinculados à SEDUC sobre alimentação saudável e prevenção de doenças, estimulando a construção de propostas pedagógicas sobre este tema na escola. O PEDUCA é um curso online hospedado na plataforma Moodle/USP com carga horária de 110h. Seu público-alvo inclui os profissionais do Quadro do Magistério, Apoio Escolar e Secretaria de Educação. O PEDUCA estimula os educadores a se tornarem facilitadores e promotores de hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar.

A 1a edição do PEDUCA contou com 5.350 inscritos, distribuídos em 80 Diretorias de Ensino, estando presente em mais de 2.000 escolas do Estado de São Paulo. Como atividade final, cada cursista foi convidado a elaborar um material pedagógico com abordagem prática e reflexiva, como forma de consolidar todo o conhecimento adquirido no curso e estimular a sua implantação no seu ambiente escolar. Esses materiais propõem atividades pedagógicas envolvendo o tema alimentação e nutrição como estratégia para prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

A partir dos materiais produzidos, foram selecionadas as melhores atividades. A análise das atividades envolveu 4 dimensões: autoral, objetivo definido, metodologia clara e adequação científica, segundo pilares do PEDUCA. Cada categoria foi pontuada de 1-4, seguido de conceitos que permitissem avaliar a intensidade da qualidade do material produzido: ruim, regular, bom e ótimo. Ver Figura 1.

Figura 1: Construção do e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola”.

Das 2.526 atividades submetidas na 1a edição do PEDUCA, foram selecionadas 51 para o e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola”. O objetivo deste ebook é apresentar propostas didáticas produzidas pelos educadores que participaram da 1a edição do PEDUCA voltadas à promoção de alimentação saudável, integrando a temática no currículo escolar de forma transversal e multidisciplinar.

As 51 atividades educativas selecionadas foram divididas em Introdução e 5 categorias (Alimentação Saudável e Rotulagem; Atividades em sala de aula e Rodas de Conversa; Feiras, Oficinas e Hortas; Jogos e Brincadeiras; e Projetos para Disciplina Eletiva). Cada atividade conta com o nome do cursista que a elaborou, objetivo(s) educativo(s), materiais necessários, desenvolvimento e tempo de aplicação, assim como, a(s) área(s) de conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e ciclo(s) de ensino contemplados (Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio). Ao final do material, são apresentadas informações gerais dos cursistas, como Diretoria de Ensino, cidade do Estado de São Paulo e escola participante.

O PEDUCA representa uma estratégia inovadora com interface entre universidade e sociedade, que contempla a visão multidisciplinar de atores envolvidos com a área de Saúde, Alimentação e Educação. Os resultados obtidos pelo PEDUCA divulgados neste e-book evidenciam o interesse contínuo dos educadores sobre a temática, assim como, mostram o papel norteador da universidade para atender as demandas sociais por meio de projetos de extensão e pesquisa envolvendo ações afirmativas, de acesso gratuito e formação de excelência. No âmbito acadêmico, o desenvolvimento deste e-book contou com a participação ativa de alunos graduandos e pós-graduandos de diversas áreas de conhecimento, destacando-se as contribuições de Jennifer dos Santos Soares, Su Wenjie, Caio Febronio Rodrigues, Ana Carolina Machado Poppe, Gabriela Mieko Yoshimura Orlandin Alves, Giovanna Fioravante Soares Alves, Helena Maria de Albuquerque Ximenes, Maria Eduarda Gonçalves Fortes, Natasha Matos Dintof, Viviani  Marcon Vieira Ré. Além da participação fundamental da Nutricionista Aline e Silva Tenório (SEDUC), do Dr. José Francisco Kerr Saraiva (SOCESP) e do Prof. Ewout ter Haar (Coordenador Moodle/USP).

Este Programa contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP por meio do Programa Aprender na Comunidade, Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP e parceira cientificas e intersetoriais com o Centro Universitário São Camilo (SP/SP), Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fluidos Complexos (INCT-FCx).

Acesse os links abaixo referentes ao e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola” publicado no Portal de Livros Abertos da USP e na Editora Eletrônica da FSP/USP.

Seguem os links:

Portal de Livros Abertos da USP: https://doi.org/10.11606/9786588304082

Editora Eletrônica da FSP/USP: https://colecoes.aguia.usp.br/fsp/items/show/3632

Maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail: peduca@fsp.usp.br.

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/09/02/lancamento-do-e-book-educacao-alimentar-e-nutricional-como-estrategia-para-a-prevencao-da-obesidade-e-seus-agravos-praticas-pedagogicas-aplicadas-a-escola-peduca-2022/