Livro reúne contribuições de mais de 90 pesquisadores que apresentam 15 diferentes estudos sobre a abordagem do nexo água-energia-alimentos no contexto brasileiro

Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas, como a emergência climática e a perda de biodiversidade, urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades. Proposta em 2012, a perspectiva conceitual e analítica do nexo água-energia-alimentos busca lançar luz sobre possíveis soluções para enfrentar de forma integrada e sustentável os desafios relacionados à provisão e acesso a esses três recursos, e garantir segurança hídrica, energética e alimentar. No Brasil, diversos estudos sobre o nexo têm sido desenvolvidos por redes de pesquisadores, com importantes parcerias nacionais e internacionais. O livro “The Water-energy-food nexus: what the Brazilian research has to say”, resultado do Projeto GLOCULL (Fapesp/Belmont Forum) e organizado pelos pesquisadores Fabiano Moreira, Michele Dalla Fontana, Tadeu Malheiros e Gabriela Di Giulio, reúne as contribuições de mais de 90 pesquisadores que apresentam 15 diferentes estudos sobre a abordagem do nexo no contexto brasileiro.

Dividida em três partes, a obra conta com prefácio assinado pelo pesquisador Joop de Kraker, da University of Maastricht (Holanda) e busca contemplar, a partir dos seus capítulos, uma variedade de temas abordados sobre nexo em diferentes campos de conhecimento e sobre diversos territórios geográficos, incluindo autores de instituições das cinco regiões do país e coautores internacionais.

A primeira parte do livro reúne capítulos que abordam questões de nexo e governança em diferentes escalas (ou seja, bacia hidrográfica, cidade), olhando para os processos de tomada de decisão, instrumentos e ações, situando como a abordagem integrativa do nexo pode trazer benefícios sociais para diferentes partes interessadas. Os capítulos da segunda parte trazem perspectivas críticas sobre a abordagem do nexo, lançando luz a questões como equidade, acesso justo a recursos e reconhecimento de diferentes perspectivas e ontologias. Finalmente, na terceira parte, os capítulos tratam principalmente do desenvolvimento e aplicação de metodologias para a avaliação da eficiência de recursos do nexo, produção de evidências quantitativas, dados e indicadores.

Acesse o livro “The Water-energy-food nexus: what the Brazilian research has to say”

Portal de Livros Abertos da USP: https://doi.org/10.11606/9786588304075

Editora Eletrônica da FSP/USP: http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/items/show/3626

Saiba mais sobre a Editora Eletrônica da FSP/USP.

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/06/02/livro-reune-contribuicoes-de-mais-de-90-pesquisadores-que-apresentam-15-diferentes-estudos-sobre-a-abordagem-do-nexo-agua-energia-alimentos-no-contexto-brasileiro/