Novidades no acervo da Biblioteca – n. 02/2020

A sociedade em rede

Ver sumário

Escrito pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, o livro estabelece uma teoria sobre os efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo, esclarecendo a dinâmica econômica global, marcada pela troca quase instantânea de informação, capital e comunicação cultural. Primeiro volume da trilogia A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, lançado em meados da década de 1990, o livro demonstra pioneiramente como esses fluxos acabariam por regular e condicionar a um só tempo as relações de consumo e de produção, fazendo emergir o chamado capitalismo informacional.

Para tanto, Castells mapeia o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) a partir dos anos 1970, evidenciando um cenário de uso intensivo das TIC já no final do século 20, sobretudo pelo mercado financeiro. Graças a essas novas tecnologias, o capital multiplicou sua circulação entre os diversos mercados mundiais, em movimentos cada vez menos vinculados ao processo produtivo. No capitalismo informacional as empresas horizontalizaram suas estruturas, por meio de TIC de baixo custo, o que lhes permitiu transnacionalizar a produção. Operando segundo interesses de quem controla os fluxos informacionais, as redes de informação tiveram impacto direto no mundo do trabalho, levando não ao desemprego em massa, mas à flexibilização da mão de obra e, consequentemente, à alta segmentação e precarização da estrutura social.

Por fim, Sociedade em rede examina os efeitos e as implicações da mediação tecnológica nos processos culturais, a chamada “cultura da virtualidade real”, na vida urbana, na política global e no tempo. Temas que são aprofundados nas obras seguintes de Castells, entre elas A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade, lançado no Brasil em 2003.

Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 09 a 31/03/2020.

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2020/03/09/novidades-no-acervo-da-biblioteca-n-02-2020/