USP e as Profissões 2022

A Faculdade de Saúde Pública recebeu no dia 14 de setembro a visita de alunos de ensino médio e pré-vestibulandos interessados nos cursos de Graduação em Saúde Pública e Graduação em Nutrição.

Os alunos conheceram o espaço físico, equipamentos, acervos e serviços da Biblioteca e sua importância para o ensino, a pesquisa e a extensão relacionados às atividades da Faculdade de Saúde Pública da USP.

A visita é parte do programa “USP e as Profissões” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer as carreiras e os cursos da Universidade, por meio de palestras e visitas monitoradas nas unidades da USP.

Participaram da visita 42 interessados no Curso de Saúde Pública e 21 interessados no Curso de Nutrição e foram recepcionados por Gabriela, Vera e Reginaldo, da equipe da Biblioteca.

Crédito das fotos: José Estorniolo Filho

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/09/14/usp-e-as-profissoes-2022/

Lançamento do e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola” – PEDUCA 2022

 

Em homenagem ao Dia do Nutricionista, 31 de agosto, as coordenadoras do Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde, Profa. Nágila Raquel Teixeira Damasceno, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), e Profa. Ana Paula de Queiroz Mello, do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, lançam, oficialmente, a 1a edição do e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola” com os melhores trabalhos apresentados como requisito parcial para a obtenção do certificado de conclusão do “Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde – PEDUCA”.

O PEDUCA objetiva oferecer formação a todos os profissionais vinculados à SEDUC sobre alimentação saudável e prevenção de doenças, estimulando a construção de propostas pedagógicas sobre este tema na escola. O PEDUCA é um curso online hospedado na plataforma Moodle/USP com carga horária de 110h. Seu público-alvo inclui os profissionais do Quadro do Magistério, Apoio Escolar e Secretaria de Educação. O PEDUCA estimula os educadores a se tornarem facilitadores e promotores de hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar.

A 1a edição do PEDUCA contou com 5.350 inscritos, distribuídos em 80 Diretorias de Ensino, estando presente em mais de 2.000 escolas do Estado de São Paulo. Como atividade final, cada cursista foi convidado a elaborar um material pedagógico com abordagem prática e reflexiva, como forma de consolidar todo o conhecimento adquirido no curso e estimular a sua implantação no seu ambiente escolar. Esses materiais propõem atividades pedagógicas envolvendo o tema alimentação e nutrição como estratégia para prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

A partir dos materiais produzidos, foram selecionadas as melhores atividades. A análise das atividades envolveu 4 dimensões: autoral, objetivo definido, metodologia clara e adequação científica, segundo pilares do PEDUCA. Cada categoria foi pontuada de 1-4, seguido de conceitos que permitissem avaliar a intensidade da qualidade do material produzido: ruim, regular, bom e ótimo. Ver Figura 1.

Figura 1: Construção do e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola”.

Das 2.526 atividades submetidas na 1a edição do PEDUCA, foram selecionadas 51 para o e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola”. O objetivo deste ebook é apresentar propostas didáticas produzidas pelos educadores que participaram da 1a edição do PEDUCA voltadas à promoção de alimentação saudável, integrando a temática no currículo escolar de forma transversal e multidisciplinar.

As 51 atividades educativas selecionadas foram divididas em Introdução e 5 categorias (Alimentação Saudável e Rotulagem; Atividades em sala de aula e Rodas de Conversa; Feiras, Oficinas e Hortas; Jogos e Brincadeiras; e Projetos para Disciplina Eletiva). Cada atividade conta com o nome do cursista que a elaborou, objetivo(s) educativo(s), materiais necessários, desenvolvimento e tempo de aplicação, assim como, a(s) área(s) de conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e ciclo(s) de ensino contemplados (Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio). Ao final do material, são apresentadas informações gerais dos cursistas, como Diretoria de Ensino, cidade do Estado de São Paulo e escola participante.

O PEDUCA representa uma estratégia inovadora com interface entre universidade e sociedade, que contempla a visão multidisciplinar de atores envolvidos com a área de Saúde, Alimentação e Educação. Os resultados obtidos pelo PEDUCA divulgados neste e-book evidenciam o interesse contínuo dos educadores sobre a temática, assim como, mostram o papel norteador da universidade para atender as demandas sociais por meio de projetos de extensão e pesquisa envolvendo ações afirmativas, de acesso gratuito e formação de excelência. No âmbito acadêmico, o desenvolvimento deste e-book contou com a participação ativa de alunos graduandos e pós-graduandos de diversas áreas de conhecimento, destacando-se as contribuições de Jennifer dos Santos Soares, Su Wenjie, Caio Febronio Rodrigues, Ana Carolina Machado Poppe, Gabriela Mieko Yoshimura Orlandin Alves, Giovanna Fioravante Soares Alves, Helena Maria de Albuquerque Ximenes, Maria Eduarda Gonçalves Fortes, Natasha Matos Dintof, Viviani  Marcon Vieira Ré. Além da participação fundamental da Nutricionista Aline e Silva Tenório (SEDUC), do Dr. José Francisco Kerr Saraiva (SOCESP) e do Prof. Ewout ter Haar (Coordenador Moodle/USP).

Este Programa contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP por meio do Programa Aprender na Comunidade, Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP e parceira cientificas e intersetoriais com o Centro Universitário São Camilo (SP/SP), Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fluidos Complexos (INCT-FCx).

Acesse os links abaixo referentes ao e-book “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola” publicado no Portal de Livros Abertos da USP e na Editora Eletrônica da FSP/USP.

Seguem os links:

Portal de Livros Abertos da USP: https://doi.org/10.11606/9786588304082

Editora Eletrônica da FSP/USP: https://colecoes.aguia.usp.br/fsp/items/show/3632

Maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail: peduca@fsp.usp.br.

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/09/02/lancamento-do-e-book-educacao-alimentar-e-nutricional-como-estrategia-para-a-prevencao-da-obesidade-e-seus-agravos-praticas-pedagogicas-aplicadas-a-escola-peduca-2022/

Biblioteca disponibiliza novos títulos de livros

A Biblioteca da FSP/USP está incorporando novos títulos adquiridos recentemente. São livros nacionais impressos, sugeridos por docentes, estudantes e funcionários da Faculdade. Alguns trazem produção intelectual da comunidade FSP. Os temas são diversos para atender a demanda dos cursos e pesquisas, tais como: imunologia, microbiologia, entomologia, farmacologia, bioética, nutrição, saúde mental, desenvolvimento sustentável, educação em saúde, atenção à saúde etc.

Estão disponíveis na Biblioteca e divulgados no banco de dados Dedalus e Portal de Busca Integrada da USP.

Veja a lista completa:
Novidades – Exposição de 28/07 a 31/08/2022

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/08/18/biblioteca-disponibiliza-novos-titulos-de-livros/

Livro reúne contribuições de mais de 90 pesquisadores que apresentam 15 diferentes estudos sobre a abordagem do nexo água-energia-alimentos no contexto brasileiro

Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas, como a emergência climática e a perda de biodiversidade, urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades. Proposta em 2012, a perspectiva conceitual e analítica do nexo água-energia-alimentos busca lançar luz sobre possíveis soluções para enfrentar de forma integrada e sustentável os desafios relacionados à provisão e acesso a esses três recursos, e garantir segurança hídrica, energética e alimentar. No Brasil, diversos estudos sobre o nexo têm sido desenvolvidos por redes de pesquisadores, com importantes parcerias nacionais e internacionais. O livro “The Water-energy-food nexus: what the Brazilian research has to say”, resultado do Projeto GLOCULL (Fapesp/Belmont Forum) e organizado pelos pesquisadores Fabiano Moreira, Michele Dalla Fontana, Tadeu Malheiros e Gabriela Di Giulio, reúne as contribuições de mais de 90 pesquisadores que apresentam 15 diferentes estudos sobre a abordagem do nexo no contexto brasileiro.

Dividida em três partes, a obra conta com prefácio assinado pelo pesquisador Joop de Kraker, da University of Maastricht (Holanda) e busca contemplar, a partir dos seus capítulos, uma variedade de temas abordados sobre nexo em diferentes campos de conhecimento e sobre diversos territórios geográficos, incluindo autores de instituições das cinco regiões do país e coautores internacionais.

A primeira parte do livro reúne capítulos que abordam questões de nexo e governança em diferentes escalas (ou seja, bacia hidrográfica, cidade), olhando para os processos de tomada de decisão, instrumentos e ações, situando como a abordagem integrativa do nexo pode trazer benefícios sociais para diferentes partes interessadas. Os capítulos da segunda parte trazem perspectivas críticas sobre a abordagem do nexo, lançando luz a questões como equidade, acesso justo a recursos e reconhecimento de diferentes perspectivas e ontologias. Finalmente, na terceira parte, os capítulos tratam principalmente do desenvolvimento e aplicação de metodologias para a avaliação da eficiência de recursos do nexo, produção de evidências quantitativas, dados e indicadores.

Acesse o livro “The Water-energy-food nexus: what the Brazilian research has to say”

Portal de Livros Abertos da USP: https://doi.org/10.11606/9786588304075

Editora Eletrônica da FSP/USP: http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/items/show/3626

Saiba mais sobre a Editora Eletrônica da FSP/USP.

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/06/02/livro-reune-contribuicoes-de-mais-de-90-pesquisadores-que-apresentam-15-diferentes-estudos-sobre-a-abordagem-do-nexo-agua-energia-alimentos-no-contexto-brasileiro/

Editora Eletrônica da FSP/USP lança coleção de livros para profissionais da Atenção Primária à Saúde

Composta por 3 volumes, a coleção apresenta uma proposta metodológica para realização de oficinas voltadas para a qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para ações de promoção da alimentação adequada e saudável e da atividade física e práticas corporais, vigilância alimentar e nutricional e manejo da obesidade com abordagem coletiva.

Todos os volumes foram elaborados com um olhar cuidadoso para os usuários com fatores de risco e problemas de saúde já instalados, referentes a estas questões, em especial pessoas portadoras de sobrepeso ou obesidade. Por se tratar de manuais instrutivos, esta coleção deve ser encarada como um modelo flexível, que se adapte às realidades específicas de cada território e serviço.

É uma ferramenta proposta para a prática de educação permanente em saúde (EPS) humanizadora, contextualizada ao cenário de prática do trabalhador, que parta de uma educação crítico-reflexiva e participativa, transformadora de práticas coletivas e institucionais e que inclua todos os atores envolvidos (gestores, trabalhadores, usuários e grupos comunitários).

Espera-se que os trabalhadores se apropriem dos referenciais teóricos, políticos e técnicos apresentados neste manual e que eles sejam incorporados e propagados no trabalho em saúde desenvolvido na APS.

Os manuais instrutivos foram baseados em projeto financiado pelo CNPq (processo nº 421840/2018-8) e executado pela Universidade de São Paulo (USP), através do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP), do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS), do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – USP.

Acesse a coleção!

Portal de Livros Abertos da USP:

– v. 1: Manual instrutivo das oficinas de qualificação de profissionais da atenção primária à saúde: promoção da alimentação adequada e saudável e da atividade física e práticas corporais https://doi.org/10.11606/9786588304068

– v. 2: Manual instrutivo das oficinas de qualificação de profissionais da atenção primária à saúde: vigilância alimentar e nutricional – https://doi.org/10.11606/9786588304044

– v. 3: Manual instrutivo das oficinas de qualificação de profissionais da atenção primária à saúde: manejo da obesidade por abordagem coletiva na atenção primária à saúde – https://doi.org/10.11606/9786588304051

Editora Eletrônica da FSP/USP:

– v. 1: Manual instrutivo das oficinas de qualificação de profissionais da atenção primária à saúde: promoção da alimentação adequada e saudável e da atividade física e práticas corporais – http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/items/show/3629

– v. 2: Manual instrutivo das oficinas de qualificação de profissionais da atenção primária à saúde: vigilância alimentar e nutricional (Coleção Oficinas de Qualificação Profissional da APS, v. 2) – http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/items/show/3630

– v.3: Manual instrutivo das oficinas de qualificação de profissionais da atenção primária à saúde: manejo da obesidade por abordagem coletiva na atenção primária à saúde (Coleção Oficinas de Qualificação Profissional da APS, v. 3) – http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/items/show/3631

Saiba mais sobre a Editora Eletrônica da FSP/USP.

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/05/12/editora-eletronica-da-fsp-usp-lanca-colecao-de-livros-para-profissionais-da-atencao-primaria-a-saude/

Como vincular seu nº ORCiD à USP

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X”. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc).

Há três instâncias do ORCiD na USP, que convivem e que podem causar confusão. O nº ORCiD é um só, mas o vínculo ORCiD-Nº USP só acontece na instância 3:

1) Registro ORCiD mundial
http://www.orcid.org

2) Informe do ORCiD no DataUSP – weR_USP
https://uspdigital.usp.br/datausp

3) Registro ORCiD AGUIA/SIBiUSP – vinculado ao nº USP
http://www.usp.br/orcid

Acesse o Tutorial “Como preencher seu registro no ORCiD” e  a gravação do Webinar realizado em setembro de 2021 sobre o preenchimento do registro.

O vínculo do nº USP com o nº ORCiD é importante para a futura autenticação de informações institucionais como formação, emprego, financiamentos e produção intelectual. Foi por esse motivo que a USP tornou-se membro da organização de mesmo nome (ORCID) em 2016 ou seja, para validar essas informações no registro de docentes, discentes, funcionários e demais membros da comunidade USP.

Acesse o Tutorial “Como vincular seu nº ORCiD ao seu nº USP

Saiba mais sobre as vantagens de adoção do Identificador Digital ORCiD no Espaço do Pesquisador.

Fonte: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA
E-mail: atendimento@aguia.usp.br

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/03/17/como-vincular-seu-no-orcid-a-usp/