Novo livro do PPG Ambiente, Saúde e Sustentabilidade destaca possíveis caminhos para ambientes urbanos mais sustentáveis

“Novos olhares sobre o ambiente urbano com foco na sustentabilidade” é o quarto livro lançado pelo Programa de Pós-graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, da Faculdade de Saúde Pública da USP. A publicação, organizada pelos docentes Wanda Günther e Arlindo Phillipi Jr, atuais coordenadores do Programa, apresenta 15 capítulos assinados por docentes, egressos e discentes do PPG, e por pesquisadores convidados externos.

Com acesso aberto e disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP (https://doi.org/10.11606/9786588304020), o livro integra a Coletânea Interfaces Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: construindo diálogos e atuações interdisciplinares, e cumpre com um dos objetivos centrais do Programa: ampliar a visibilidade da produção técnico-científica resultante das pesquisas realizadas pelo corpo discente e docente, e possibilitar maior uso e aplicação do conhecimento técnico e científico em serviços públicos, no setor produtivo e no terceiro setor.
Mudanças climáticas e adaptação, mobilidade urbana, serviços ecossistêmicos, transição e transformação para a sustentabilidade são algumas das temáticas abordadas pelos autores, dentro da perspectiva sistêmica e interdisciplinar adotada no PPG. O livro conta também com contribuição de pesquisadores externos ao Programa sobre duas temáticas relevantes e desafiadoras para os municípios brasileiros: a distribuição espaço-temporal dos poluentes atmosféricos e como o planejamento urbano pode funcionar como estratégia de enfrentamento do problema, e uma análise da Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu decreto regulamentador com base na metodologia para acelerar a transição para a Economia Circular, proposta pela Fundação Ellen MacArthur.

O livro ainda conta com prefácio assinado pelo Prof. Tercio Ambrizzi, superintendente de gestão ambiental da USP.

Acesse:
Portal de Livros Abertos da USP
Editora Eletrônica da FSP/USP*

*Criada em 2013, a Editora Eletrônica da FSP/USP produz e disponibiliza livros em formato digital, de livre acesso, de autoria de pelo menos um docente da FSP como autor, organizador, editor ou similar. A coleção, que já conta com 50 títulos, aborda temas de interesse ao desenvolvimento da saúde pública, com foco na comunidade acadêmica, técnica e profissional, sob orientação de um Conselho Editorial, que avalia os trabalhos para publicação segundo padrões pré-estabelecidos na Política Editorial.

Link permanente para este artigo: https://biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2021/08/19/novo-livro-do-ppg-ambiente-saude-e-sustentabilidade-destaca-possiveis-caminhos-para-ambientes-urbanos-mais-sustentaveis/